segunda-feira, 13 de maio de 2013

NA CANTINA TAMBÉM SE APRENDE...


UMA DELICIOSA RECEITA DE TAPIOCA, NA CANTINA DA ESCOLA,  FOI O INGREDIENTE PARA APRENDER MAIS SOBRE CONCEITOS MATEMÁTICOS, LINGUAGEM ORAL E ESCRITA E MUITO, MAIS...

A Professora Maria Linhares  mostrou aos alunos o  preparo
da  TAPIOCA,   um alimento de origem indígena . 




No final sobrou o gostinho de quero mais!!!!!


Tipicamente brasileira, de origem indígena, a tapioca é   uma iguaria feita com a fécula extraída da mandioca, também conhecida como goma de tapioca, polvilho doce, goma seca.
Os povos tupis-guaranis responsáveis pelo domínio comestível da mandioca, criou o "beiju". Os colonizadores diminuíram  o tamanho do beiju para poder ser assado no fogão - nascia assim a tapioca. Na Capitânia Hereditária de Pernambuco os portugueses descobriram que a tapioca podia ser um bom substituto para o pão. Logo a tapioca se espalhou e chegou aos nossos dias como prato integrante da culinária típica de diversos estados nordestinos.
O nome tapioca, de origem tupi, é uma corrutela de "typi-og" e se referia inicialmente a goma da mandioca, significando: "tirado ou colhido no fundo; o sedimento, o  coágulo, o resíduo do suco de mandioca"  (Teodoro Sampaio-citado por Câmara Cascudo no Dicionário do Folclore Brasileiro).
 para saber mais acesse:
http://papjerimum.blogspot.com.br/2012/03/tapioca-e-nordeste-deliciosa-parceria.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário